TRADUÇÃO

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Controle de Informações... (informe-se....)

Algo paira na mídia, anseio do íntimo coletivo, o que em forma de feedback vai se impondo como consciência coletiva. Uma espécie de onda magnética, qual buraco negro vai sugando as consciências e os valores atrás de uma possível e imaginária felicidade.
Há uma elite pensante, e outra reacionária. A pensante elabora, interpreta, julga o que jaz no possível sensum comum, a reacionária, como diz a palavra reage positiva ou contrariamente conforme seus interesses de mercado e domínio político.
É intrigante o que vem acontecendo ultimamente, Restart ganhando prêmio de melhor banda, o vocalista do parangolé ganhando o prêmio de melhor vocalista. Será realmente que eles são os melhores? Ou será que está havendo um controle? ou só é impressão minha? Vamos dar uma lida nessa letra de profunda reflexão :
“Bota a mão na cabeça que vai começar ....
O Rebolation, tion.
O Rebolation.
O Rebolation, tion, Rebolation.
O Rebolation, tion. O Rebolation.
O Rebolation, tion, Rebolation.
Rebolation é bom! Bom!
Rebolation é bom! Bom! Bom!
Rebolation é bom! Bom!
Se você fizer fica melhor.”
Pow isso daí parece palhaçada, sinceramente acho que a pessoa que fica escutando isso deve ter derretido a parte cinzenta,...parece que há um embrutecimento do belo na caricatura do irreverente...uma secura estonteante do riso e do verdadeiro humor caindo-se no esdrúxulo engraçado ou cômico.
Em pleno século da informação, a disseminação das informações ainda soa como controle social. Uma mescla de controle e poder empresarial, fazendo de forma um tanto sutil o controle realizado através das informações. Deixando você cada vez mais burro, sem pensamento, e simplesmente reagindo pelo que já foi introduzido na sua mente.
Como esquecer da manipulação feita pela emissora, que fez um debate a 3 dias das eleições entre Collor e Lula, que de forma sem ter escrúpulos manipulou resultados de pesquisa popular, e fez um resumo de um debate que era tendencioso. Tanto que por haver protestado publicamente pelo “resumo”feito pela emissora Pinheiro foi demitido, e também Nogueira que era chefe do departamento de jornalismo da emissora foi aposentado.
“democracia pressupõe a liberdade de expressão, comunicação....se você tem um meio de comunicação que por dia ele fala com 70 milhões de pessoas e controle das mensagens e feito apenas por uma equipe e ordenada ideologicamente por um senhor, eu penso que está ai descaracterizada qualquer possibilidade de democracia..”
Como já mencionei em um texto anterior ( Indolência Social) não vamos nos tornar uma massa de manipulação “Perder a indolência talvez seja um dos principais pontos, para uma maior efetividade dos direitos de cidadania, com um novo cenário de justiça política-social.

Um comentário: